idéias soltas
Quinhones
Idéias, Memórias, Frases, Textos
comentar
publicado por anita, em 27.08.10 às 15:14link do post |  O que é? |  O que é? | favorito

Nome estranho - Tuiuiu.

Os Guias do Pantanal disseram-nos que se chama assim pelo facto de emitir este mesmo som....e é mesmo.

Experimentem dizer duas vezes Tuiuiu com acento arrastado no último "u"....é assim mesmo que eles piam.

Ecoam por todo o Pantanal em sons alternados, formando uma orquestra desencontrada e ao mesmo tempo equilibrada, naqueles espaços quentes e húmidos, onde o céu e aterra se encontram virgens.

Os sons do Pantanal são únicos para mim - Parece que há um silêncio muito grande, mas na realidade, o Pantanal vive ferozmente de noite e dia - Desconhecidos aos meus ouvidos, são constantes, altos, baixos, sussurros, mas constantes.

Fiquei tão fã deste pássaro e tenho uma T-Shirt com o seu desenho.

 

É considerada a ave-símbolo do Pantanal

O tuiuiú também é conhecido como Jaburru, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). Ele é conhecido principalmente como jabiru no sul do Brasil, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar o cabeça-seca (Mycteria americana).

O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura, e pesar 8 kg. A envergadura (a distância entre as pontas das asas, abertas) pode chegar a quase 3 metros. O bico tem 30 cm, é preto e muito forte e a fêmea, geralmente, é menor que o macho.Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.

O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.

Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

 


mais sobre mim
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
21

22
23
24
25
26
28

30
31


pesquisar
 
blogs SAPO