idéias soltas
Quinhones
Idéias, Memórias, Frases, Textos
comentar
publicado por anita, em 25.11.11 às 12:45link do post |  O que é? |  O que é? | favorito

"Há lábios que se guardam num beijo.

Colados aos nossos.

Tocamos-lhes cada vez que tocamos com os dedos na imagem do passado.

Ele ainda ali está. Nos láios dele. A beijá-la.

.....

Há beijos que trazem sabor a mel.

Outros suspendem a alegria

Na amargura.

.....

Para desaparecer.

A solidão é insustentável.

Na escuridão existimos um bocadinho menos.

A\dor deixa de se ver.

Basta um olhar para iludir a paixão. E fugir ao vazio."

 

In O Tempo das Cerejas de Claudia Galhós.

 

Hoje decidi falar um pouco sobre o BEIJO.

Os apaixonados, os de menina, os de menino, os paternais, os amigos e os de respeito.

Outros haverá também.

 

Comecemos pela sua definição:

 

Um beijo (do latim basium) é o toque dos lábios com qualquer coisa, normalmente uma pessoa.

Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida.

O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual.

 

 

A história do BEIJO

 

Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.

Era uma espécie de prova de reconhecimento.

Aliás, os gregos adoravam beijar.

 

Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés.

Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.

 

Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro.

 

Na Rússia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar.

 

No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher.

 

Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente. No latim, beijo significa toque dos lábios.

 

Na cultura ocidental, ele é considerado gesto de afeição.

Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida; entre amantes e apaixonados, como prova da paixão.

 

Mas é também um sinal de reverência, ao se beijar, por exemplo, o anel do Papa ou de membros da alta hierarquia da Igreja.

 

No Brasil, D. João VI introduziu a cerimônia do beija-mão: em determinados dias o acesso ao Paço Imperial era liberado a todos que desejassem apresentar alguma reivindicação ao monarca. Em sinal de respeito, tanto os nobres, como as pessoas mais simples, até mesmo os escravos, beijavam-lhe a mão direita antes de fazer seu pedido. Esse hábito foi mantido por D. Pedro I e por D. Pedro II.

28 fatos incríveis sobre o beijo

 
Não há necesidade alguma de "descrever" a foto. A matéria dá 28 espécies diferentes de "beijos"...Todavia, parece-me ser esse o "french kiss" ("prolegômenos" do...) - Foto: Hypescience
 
Bem ou mal, todo mundo sabe dar um beijo.
A questão é: você sabe que há uma grande variedade de fatos interessantes sobre o beijo? Beijar faz bem? Beijar engorda ou emagrece?

 

28
Beijar ajudar a relaxar e a reduzir os efeitos do estresse.

27
Durante o ato do beijo você coloca 29 músculos faciais em movimento. Em outras palavras, o beijo pode ser usado como exercício eficiente para prevenir o aparecimento de rugas.

26
Um beijo romântico rápido queima entre uma e três calorias. Um beijo de boca aberta com contato de língua de curta duração pode queimar cinco calorias. Um beijo de um minuto pode gastar até 26 calorias. Isso é o dobro do gasto de uma corrida intensa, na subida.

25
Quem beija troca saliva contendo diversas substâncias como gordura, sais minerais, proteínas, etc. A troca destas substâncias pode incentivar a produção de anticorpos pela sua relação com antígenos associados a diferentes doenças.

24
Beijar ajuda a prevenir contra cáries, pois aumenta a produção de saliva que
colabora na limpeza da boca.


23

Beijar apaixonadamente por 90 segundos eleva a pressão sanguínea e causa aceleramento cardíaco. Aumenta o nível de hormônios no sangue reduzindo a expectativa de vida em um minuto.

22
Estima-se que os homens que beijam suas esposas ao se despedir, antes de sair de casa, vivem cinco anos mais e ganham salários maiores do que aqueles que apenas batem a porta. Os homens da última categoria também tendem a sofrer mais acidentes de trânsito.

21
Uma pessoa comum passa 20.160 minutos (14 dias) da sua vida beijando.

20
Os esquimós, polinésios e malásios esfregam os narizes ao invés de beijar.

19
Mas ao contrário da crença popular os esquimós não apenas esfregam os narizes uns contra os outros para mostrar afeto e amor. Assim que os narizes se encontram eles abre um pouco suas bocas. Em seguida, eles inspiram profundamente e solta o ar pelo narizes, com os lábios cerrados. Depois de saborear os aromas uns dos outros, os parceiros pressionam o nariz contra as bochechas uns dos outros e ficam parados nessa posição por um ou dois minutos.

18
Os antigos romanos beijavam uns aos outros nos olhos ou na boca como cumprimento.

17

Na Rússia, o maior sinal de reconhecimento era um beijo do Czar.

16
A etiqueta vitoriana exigia que o homem se curvasse para beijar a mão das damas.

15
Nos EUA, os beijos nas bochechas só são dados por pessoas íntimas e não é o cumprimento padrão como no Brasil ou na Europa.

14
Em algumas tribos africanas se presta homenagem ao chefe ao beijar o chão por onde ele passou.

13
A palavra "ósculo" é sinônimo de "beijo" em português. A palavra é originada do latim "osculum", que significa "boca pequena", ou seja, o movimento feito com os lábios no momento do beijo.

12
O beijo mais longo durou 31 horas e foi realizado para um programa de televisão chamado "Ricki Lake" em 2002, na cidade de New Jersey.

11
Em alguns locais ou certas ocasiões, beijar é crime. Nos EUA, no estado de Indiana, é ilegal que um homem de bigode "beije habitualmente seres humanos", na cidade de Hartford, Connecticut, é ilegal que um marido beije a esposa no domingo.

10
Beijar em público não é bem visto no Japão, Taiwan, China e Coréias. Os beijos japoneses típicos são "beijocas" para nós e parecem ter sido criados para censurar a "perda da moral" do ocidente. Um casal japonês deve manter certa distância antes de se curvarem de ousar se curvar para encostarem os lábios por um segundo.

 

9

Nos tempos medievais, os beijos eram levados a sério. Se um casal era pego "nos agarros" poderia ser forçado a casar.


8

Estudos indicam que 66% das pessoas mantêm os olhos fechados enquanto beija. O restante sente prazer em observar a miríade de emoções no rosto do parceiro (a).

7
Uma mulher beija uma média de 80 homens antes de casar, de acordo com estatísticas estado-unidenses.

6
O prazer do beijo pode estar ligado ao fato do tato labial ser duzentas vezes mais sensível do que o tato nos dedos.

5
O beijo de língua é chamado de "união de almas" na França. Comumente, os franceses são atribuidos pela invenção deste tipo de beijo.

4
"Beijo de borboleta" é o nome dado a uma espécie infantil de beijo onde se esfrega suavemente os cílios no nariz ou bochechas de outra pessoa, com o movimento da pálpebra.

3
Os corpos das pessoas, enquanto ocorre o beijo, produzem substâncias 200 vezes mais poderosas do que a morfina em termos de efeito narcótico. É por isso que um casal pode sentir euforia ou êxtase durante um beijo.

2
Metade das pessoas tem o seu primeiro beijo amoroso antes dos 14 anos de idade.

1
Os Hershey’s Kisses têm este nome porque a máquina que os fabrica parece beijar a esteira transportadora ao depositar o chocolate.

Fonte

http://hypescience.com/beijar-emagrece-dieta

 

Posto isto, um Beijo a todos!


mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO